Tempo estimado de leitura: 1 minuto.
Sempre é falado sobre a importância e as vantagens de ter uma gestão integrada. Mas você sabe como isso funciona no dia a dia?
Hoje vamos falar sobre e você poderá entender a proposta e os diferenciais desse modelo de gerenciamento.
O que é uma gestão integrada?
Na prática, é uma visão administrativa que busca acompanhar os dados e processos de todos os departamentos de uma empresa de forma unificada. O fluxo de informações de cada setor é analisado e atualizado automaticamente por meio de um sistema de gestão, direcionando assim, tomadas de decisões estratégicas e/ou rotineiras.
Assim, todos os processos, recursos e demandas, são integrados e gerenciados em tempo real, viabilizando um gerenciamento mais correto e poupando tempo.
Vantagens de uma gestão integrada
1 – Informação e comunicação automatizada
Uma das principais vantagens de se ter um sistema de gestão integrada é a automatização dos processos. Um processo dá início a outro de forma automática, garantindo que o fluxo de processos seja automático. Além disso, com um sistema integrado, você consegue receber e analisar as informações relevantes sem ter a dependência de outro/a setor/pessoa.
2 – Visão ampla e estratégica
Uma visão unificada de toda sua empresa que te ajuda a identificar problemas e oportunidades com mais agilidade, garantindo que as informações sejam precisas e relevantes para o seu negócio.
Além de entender todo o cenário do seu negócio, o que é essencial para planejamentos mais certeiros.
3 – Otimização dos processos
A gestão integrada depende do mapeamento e padronização dos processos. Automaticamente permite que seja feita a identificação de etapas desnecessárias, gargalos na produção, até mesmo equipamentos e recursos que estão sendo mal aproveitados.
A partir do diagnóstico, você reduz tempo em suas entregas, otimiza qualidade dos seus produtos e serviços, elimina desperdícios, além de ter um controle maior. Sendo assim, é vantagem tanto para a sua lucratividade como para a produtividade da sua empresa.
4 – Uso dos recursos
Os recursos e a matéria-prima estão entre os maiores bens de uma empresa, pois é essencial para o funcionamento correto de todos os processos e a qualidade das entregas. Com a padronização dos processos, você consegue otimizar o gerenciamento de seus produtos e serviços além dos seus investimentos, o que garante maior controle de compra e vendas, reduzindo prejuízos e desperdício ou até mesmo a indisponibilidade de algum produto ou serviço.
5 – Redução dos custos
O aumento da produtividade e otimização dos processos, além do uso correto dos recursos e eliminação de retrabalhos, ocasionadas pela padronização dos processos, permite que você tenha gastos desnecessários.
A redução dos custos acaba sendo uma “consequência” das vantagens de ter um sistema de gestão integrada, já que o mesmo proporciona um aumento de potencial estratégico, administrativo e fiscal, tornando o dia a dia da sua empresa mais produtivo.
6 – Praticidade
A partir do momento que você tem informações confiáveis e atualizadas, o seu planejamento tributário e o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis se tornam mais fáceis e precisos. A gestão integrada ajuda você a adequar sua empresa à legislação brasileira e a prevenir erros.
Não há dúvidas que uma gestão integrada pode trazer grandes vantagens para a sua indústria. Conte com ferramentas adequadas para essa estratégia de gerenciamento. Conte com o nosso X-ERP!