Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

A algum tempo já foi apresentado aqui no blog o conceito de CRM e o conceito de ERP. Você pode relembrar clicando a seguir: CRM – CRM – ERP.

Mesmo já tendo comentado sobre esses dois temas, vamos resumir a diferença entre eles para você, pois não é difícil confundir ERP com CRM, afinal, são várias as siglas para a área de tecnologia. Acompanhe a seguir um resumo de cada um deles!

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O ERP ajuda a gerenciar melhor a empresa, automatizando processos e integrando departamentos. O ERP funciona via módulos, em que cada módulo corresponde a um setor do seu negócio. Com o ERP, você possui um controle maior do seu estoque, das suas vendas, das compras e diversos outros pontos, incluindo departamento financeiro e contábil.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, um software destinado ao gerenciamento do relacionamento com os clientes. O CRM traz diferentes funções que permitem analisar o comportamento de consumidores e leads, além de armazenar informações de contato dos seus consumidores como o nome, o e-mail, telefone e as interações com a sua empresa.

E qual é a diferença entre ERP e CRM?

CRM é um software voltado ao gerenciamento do relacionamento com os clientes e ajuda na gestão da força de vendas

Já o ERP é um software de gestão que trabalha via módulos e integra todos os departamentos da empresa, gerenciando todos os processos da organização, focado no planejamento de recursos e na eficiência dos processos.

Sendo assim, como o ERP trabalha de forma integrada, acaba sendo mais abrangente que o CRM. O foco de ambos também é diferente, pois o ERP visa diminuir os custos e aumentar a eficiência dos processos, enquanto o CRM visa aumentar as receitas e a eficiência em vendas, além de possibilitar um relacionamento de logo prazo com os clientes.

Quais são as vantagens de cada um?

ERP e o CRM, apesar de serem diferentes em suas funções, ambos trazem uma série de vantagens. Acompanhe a seguir algumas delas!

Apesar do CRM ser menos amplo que o ERP, ele possui uma função muito importante, que é auxiliar a empresa a manter um relacionamento de longo prazo com seus clientes, conhecendo-os melhor, descobrindo suas preferências e, assim favorecendo à fidelização, além de manter um contato mais próximo com os mesmos.

Com o CRM você poderá:

ERP é um software mais amplo, dividido em módulos, possuindo o objetivo de auxiliar o gerenciamento da empresa e integrar as informações de diferentes áreas

Com o ERP você poderá:

Como saber qual é o melhor para a minha empresa?

Bom, depois de entender um pouco mais a fundo o CRM e o ERP, ainda possuí dúvida de qual é o melhor para a sua empresa? O ideal é que você pense nos gargalos do seu negócio e em como a tecnologia certa irá ajudar a resolver essas questões.

ERP ajuda a distribuir de maneira eficiente as informações estratégicas, reduzindo erros e retrabalhos e aumentando ainda mais a eficiência e a produtividade da equipe. Sendo assim, o ERP é indicado para gerenciamento de tarefas administrativas e fundamentais de um negócio, como contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais, controle de estoque e de vendas, etc.

CRM é voltado à gestão de vendas e ao relacionamento com os clientes da empresa. Com ele, você conseguirá oferecer o melhor atendimento possível, compreender de forma mais profunda e adequada quem é eu forma o seu público alvo e as principais dores desse público e também reduzir o tempo do ciclo de compras. Tudo isso significa processos de vendas mais lucrativos e satisfatórios, com clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Por que integrar o CRM ao ERP?

Com todas essas explicações fica claro que tanto o ERP como o CRM de extrema importância para uma empresa. Afinal, não adianta ter uma empresa internamente bem organizada, com processos claros e eficientes e acabar descuidando da gestão do relacionamento com os clientes ou ter um descontrole sobre o público alvo, pois isso acarretará nos resultados de vendas e de fidelização. Assim como também não adianta ter uma ótima estratégia de vendas se internamente a sua empresa está desorganizada, com erros e retrabalhos sendo somados a baixa produtividade, pois tudo isso acaba afetando de forma negativa a experiência inicial e final do consumidor.

Dessa maneira, contar com um Sistema de Gestão aliado à função de um CRM, auxiliará nos resultados do seu negócio, tornando a sua gestão, tanto interna como a gestão de vendas, muito mais funcional e profissional.

Quando a sua empresa é bem administrada, acaba transparecendo em seus produtos, serviços e atendimento ao público. E quando se tem uma preocupação verdadeira com os seus consumidores, acaba transparecendo em seus resultados gerais da empresa, com mais clientes satisfeitos, fidelizados e indicando o seu negócio para outras pessoas, gerando um ciclo.

Ao se ter um ERP integrado com o CRM, você conseguirá ter uma visão mais ampla, podendo analisar indicadores de desempenho de produtividade e de vendas, analisando pontos positivos e negativos de cada processo e identificando o que precisa ser melhorado.

Nós da Rentatec possuímos um Sistema de Gestão chamado X-ERP, nele possuí diversos sistemas e dentro desses sistemas possuí módulos que auxiliam no processo de gerenciamento da sua empresa. No sistema comercial do X-ERP possuí um módulo de CRM, onde você consegue construir uma relação mais sólida com os seus clientes, gerando valor para cada um deles, além de reter e encantar os clientes de maneira ágil e inteligente. Nosso X-ERP conta com diversas soluções para o dia a dia da sua empresa, é um sistema totalmente flexível completo para atender a todas as suas necessidades. Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre o nosso sistema, vamos adorar fazer uma demonstração do X-ERP para você!

X-ERP a escolha inteligente!