Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

A saúde financeira do seu negócio, como de qualquer outro, vai muito além de um caixa positivo. Não importa quanto tem em conta hoje, uma análise bem aprofundada e estratégica é sempre indispensável para a tomada de decisões mais assertivas, garantir a rentabilidade e longevidade do seu negócio.

O potencial de investimento, cumprimento de prazos de todos os boletos, pagamento em dia de salários e fornecedores, o índice da lucratividade e a data de recebimento das vendas, podem dizer muito sobre o seu negócio e o cenário atual do mesmo, além das possibilidades de crescimento.

Quando você acompanha esses e outros indicadores periodicamente você consegue estabelecer medidas corretivas e preventivas a tempo, sem nenhum risco de endividamento em sua gestão. Esse controle tem total diferença no momento de conquistar soluções e oportunidades financeiras para a sua empresa, seja um financiamento ou até mesmo uma ação de investimento. Por isso, preparamos:

 5 pontos de atenção importantes para a sua análise financeira.

1 – Avalie o índice de endividamento

O primeiro indicador que prova claramente que um caixa positivo não define a saúde financeira do seu negócio é o índice de endividamento. Muitas vezes é apresentado um fluxo de caixa com alta representatividade de obrigações e até capital de terceiros, como financiamento.

Não basta somente sua empresa ter capital de giro, sem considerar a capacidade do seu negócio de cumprir com os vínculos e conquistar independência financeira gradativamente.

2 – Avalie o índice de liquidez

A capacidade de pagamento e cumprimento com as obrigações que representam o índice de liquidez de um negócio. Dessa forma, é importante calcular e acompanhar o índice de endividamento do seu negócio, é fundamental contar com informações confiáveis sobre esse indicador.

Um indicador deve complementar o outro para a sua análise financeira ser certeira, ajudando assim a estabelecer diretrizes e estratégias para que o índice de liquidez seja superior ao de endividamento.

3 – Avalie o índice de rentabilidade sobre venda

Esse índice demonstra a relação entre gastos operacionais de seus produtos e serviços com o lucro das suas vendas. Com isso, devem ser considerados todos os seus custos, incluindo impostos e retrabalhos para o cálculo ser mais certeiro em relação a sua margem de lucro.

Geralmente, os números são avaliados com maior proximidade por qualquer gestor, onde evidenciam o retorno sobre os maiores investimentos das indústrias. Um alto índice de rentabilidade sobre as vendas é de extrema importância para a saúde financeira do seu negócio, mas isso não quer dizes que ele deve substituir a sua atenção na análise financeira da sua indústria. Há um conjunto de fatores que sempre devem ser levados em consideração.

4 – Avalie o prazo médio de recebimento

Não deixe que o dia de recebimento de suas vendas seja muito variável ou que aconteça após a data de pagamento de suas maiores faturas, acompanhe esses prazos, pois é indispensável para preparar a sua empresa.

Esse desencontro recorrente pode indicar a necessidade de uma solução financeira adequada, evitando os jutos dos cartões e as taxas de financiamento.

5 – Avalie o prazo médio de pagamento

As datas de pagar seus fornecedores, funcionários e boletos devem ser controladas de perto sempre, não somente para preparar corretamente para o seu prazo médio de recebimento, mas também para manter um relacionamento adequado com seus colaboradores e parceiros, sem que tenha imprevistos de saídas e perdas.

Atrasos nos pagamentos podem comprometer todo o desempenho e o engajamento da sua equipe, o comprometimento e o índice de qualidade de seus fornecedores e as possibilidades de negociação e financiamento.

Uma visão estratégica e uma gestão integrada são a base para uma análise financeira bem assertiva. Um sistema de gestão faz toda a diferença nesse caso, pois, além de integrar todos os seus departamentos, garantir informações confiáveis e automatizadas, um sistema de ERP oferece ferramentas e funcionalidades completas de análise.

O nosso sistema X-ERP pode ser a solução para te ajudar com o gerenciamento de suas contas a pagar e a receber, seu fluxo de caixa, controle de orçamentos e gestão de contratos, além de diversos outros setores a serem gerenciados de forma prática, rápida e segura.

Para conhecer mais sobre o nosso sistema X-ERP entre em contato conosco, teremos um prazer imenso de lhe ajudar!